Síndrome do Manguito Rotador

 

O Manguito Rotador é um conjunto de 4 músculos e seus tendões que têm como função a movimentação do ombro e a estabilização dessa articulação.

Músculos do manguito rotador:

- Supraespinhal;
- Subescapular;
- Infra espinhal;
- Redondo Menor.

A Síndrome do Manguito Rotador pode se apresentar como uma dor no ombro e em casos mais avançados com uma fraqueza e limitação do movimento do ombro.

As lesões podem variar desde tendinopatias/tendinites, roturas parciais e roturas totais. O diagnóstico é feito através de um bom exame físico e complementado com exames auxiliares como Ultrassom e/ou Ressonância Magnética.

O tratamento das lesões Manguito Rotador deve ser individualizado de acordo com o perfil do paciente e do tipo da lesão. Podendo variar desde tratamento conservador com fisioterapia, medicação e readequação das atividades até cirúrgicas para o reparo das roturas do tendão.

Quando optado pelo tratamento cirúrgico, o reparo do tendão é realizado por Artroscopia e a fixação é feita com âncoras e fios de alta resistência. Esse é um procedimento simples com ótimos resultados e com uma melhora importante na dor e função do ombro.

Entre em contato