Artrose do Ombro

A Artrose de uma maneira geral é o desgaste e degeneração da articulação do nosso corpo. A artrose do ombro é menos frequente do que em outras regiões como o quadril ou joelho, porem ela pode ser uma causa frequente de dor e limitação do ombro, principalmente em paciente com idades mais avançadas.

A artrose pode ser diagnosticada apenas com Raio-x mas muitas vezes é importante realizar exames mais específicos como tomografia e ressonância para avaliar o grau do desgaste e outras lesões associadas.

Podemos classificar a artrose como leve, moderada ou grave e cada estágio da doença tem um tratamento mais adequado. Em graus mais leves e moderados deve-se iniciar programas de fortalecimento com reeducação e mudanças de hábitos de vida, além de medicações visando o controle da dor. Uma opção para tentar retardar o aumento do desgaste e uma artrose mais grave é a infiltração com Ácido Hialurônico que melhora a “lubrificação” do ombro, melhorando a mobilidade e a dor.

Em artroses graves e quando o paciente não apresenta melhora dos sintomas com o tratamento não operatório podemos realizar a cirurgia para colocação de prótese de ombro. Esse tratamento apresenta bons resultados para artroses graves e visa melhorar a dor e função do paciente. A prótese de ombro passou por uma evolução significativa na última década tem termos de melhora do material e técnicas cirúrgicas porem ainda é um procedimento com possíveis complicações e por isso deve ser muito bem discutido entre o paciente e o seu cirurgião.